sábado, 9 de abril de 2011

MUNDO.

09/04/2011 17h54 - Atualizado em 09/04/2011 19h16 

Ataques da Otan destroem 17 tanques das forças de Kadhafi

Aliança também obrigou um piloto rebelde a obedecer exclusão aérea.
Segundo aliança, operações foram as mais eficazes do conflito até agora.



As forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) destruíram 17 tanques que pertenciam ao líder líbio Muammar Kadhafi na sexta-feira e início de sábado, disse um funcionário da Otan neste sábado (9).
As forças aéreas da Otan atingiram 15 tanques perto da cidade de Misrata, a oeste do país, onde as forças de Kadhafi estão atacando os rebeldes que questionam seu comando, e dois ao sul de Brega, que fica no Leste do país, disse.
"As operações de sexta-feira podem ter sido as mais eficazes (desde que a Otan assumiu o comando de operações militares na Líbia)", disse o funcionário.
saiba mais
O funcionário também disse que aviões da Otan interceptaram outra aeronave MIG 23 perto de Benghazi no sábado, dirigida por um piloto rebelde, e o aconselharam a aterrissar.
"Não sabemos a identidade do piloto mas tendo em vista que ele decolou de Benghazi, assumimos que ele era um piloto da oposição", disse.
Depósitos de armas
Além dos tanques, os aviões da aliança ocidental destruíram também depósitos de armas, que forneciam munição para os bombardeios das forças de Kadhafi sobre Misrata e outras zonas povoadas.
Alguns dos veículos blindados atacados tinham participado do "bombardeio indiscriminado de Misrata", por isso que sua destruição supõe reduzir a capacidade do regime de Kadafi de atacar à população civil, segundo nota assinada por Charles Bouchard, comandante das operações.
Outras forças blindadas atacadas haviam participado em bombardeios sobre a cidade de Ajdabiya, em direção ao leste.
Bouchard denunciou que os pilotos aliados seguem vendo como as forças de Kadhafi continuam utilizando à população civil como "escudos humanos", ao situar armamento pesado junto a pessoas, casas e inclusive mesquitas.
"Vimos tropas escondendo-se detrás de mulheres e crianças. Este tipo de conduta viola os princípios do direito internacional e não será tolerado", avisou o responsável militar aliado.
Em terraNos combates em terra, os rebeldes sofreram baixas neste sábado. Eles comunicaram às agências de notícias que oito de seus soldados morreram em combates contra as forças de Kadhafi em Misrata.
Soldado leal a Kadhafi é atendido por médicos perto de Brega (Foto: Youssef Boudlal / Reuters)Soldado leal a Kadhafi é atendido por médicos perto de Brega (Foto: Youssef Boudlal / Reuters)
POR REPÓRTER XERETA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA AMIGOS COMENTEN DO BLOG REPÓRTER XERETA DE CLEVENDIA, COM SEUS AMIGOS