quarta-feira, 6 de abril de 2011

Beto Richa e Dilma discutem investimentos federais no Paraná

O governador Beto Richa teve uma reunião reservada nesta terça-feira (05/04) com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília...
Fonte: AENotícias


Governador Richa e a presidenta Dilma Rousseff

Estadual - O governador Beto Richa teve uma reunião reservada nesta terça-feira (05/04) com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília. Os dois discutiram formas de investimento do governo federal no Paraná.

“A presidente nos acolheu muito bem e se mostrou interessada em ajudar o nosso Estado, principalmente nas áreas de segurança pública e infraestrutura”, afirmou Richa após o encontro, acompanhado pela ministra do Planejamento, Mirian Belchior, que disse que diversos pedidos encaminhados pelo Estado nos últimos meses já foram distribuídos para que os ministérios respondam às solicitações.

De acordo com Richa, boa parte da conversa se concentrou no tema de combate ao crime organizado e à violência, principalmente na fronteira. A presidente se comprometeu a implantar um projeto piloto na região de Foz do Iguaçu, que vai envolver as forças de segurança pública do Paraná e do Mato Grosso do Sul e as Forças Armadas e o uso do Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) para patrulhamento da região.

A presidente disse que nos próximos dias o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, estará de volta ao Paraná para dar sequência à implantação do primeiro Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do Estado, que funcionará em Foz do Iguaçu para coordenar operações nas fronteiras com o Paraguai e Argentina. Richa também pediu apoio da União para acabar com a superpopulação nas delegacias e cadeias do Estado.

“Senti na presidente uma disposição muito firme de cooperar com o Paraná”, disse o governador, ressaltando que a presidente garantiu que vai atuar junto com o governo do Estado em obras de infraestrutura. “Ela compreendeu que temos muitas necessidades, principalmente para recuperar o tempo perdido com o Porto de Paranaguá. Faltava entendimento e diálogo entre o Estado e a União. Agora não falta mais ”, destacou o governador Beto Richa. A presidente garantiu que o governo federal também pode ajudar o Estado a desenvolver os projetos de dragagem e ampliação do cais do terminal de Paranaguá.

O governador agradeceu a atenção da presidente no rápido encaminhamento para a contratação do estudo de viabilidade técnica e econônomica para a extensão da Ferroeste de Cascavel a Maracaju (MS) e no apoio para recuperação do Litoral do Estado. “Já temos R$ 25 milhões garantidos”, disse Richa.

Outro tema debatido na reunião entre Richa e Dilma foi a habitação. O governador afirmou que o Paraná projeta construir 100 mil casas nos próximos quatro anos e pediu o apoio do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal para levar o programa adiante. "Há dois anos o Estado não firma convênios com a Caixa para a construção de moradias. Queremos retomar isso rapidamente para reduzir o déficit habitacional no Paraná", disse Richa. "Fizemos boas parcerias com o Lula quando eu era prefeito de Curitiba e quero repetir isso agora no governo com a Dilma".REPÓRTER XERETA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OLA AMIGOS COMENTEN DO BLOG REPÓRTER XERETA DE CLEVENDIA, COM SEUS AMIGOS